Diferentes modelos de investimento imobiliário... escolha o seu!
Marco Libório — Senior consultant e CEO da empresa UWU
Marco Libório é consultor na área financeira e fiscal há cerca de 18 anos. Fundou a UWU Solutions em 2003, onde exerce funções de CEO e Senior Consultant. Paralelamente, é docente e formador deste o ano 2000, tendo lecionado nomeadamente na ESB da Universidade Católica Portuguesa e no IPL – Instituto Politécnico de Leiria. Em termos académicos, é Mestre em Gestão pelo INDEG – ISCTE, tendo finalizado também pós-graduações em “Gestão Empresarial” e “Contabilidade Avançada e Fiscalidade” naquela instituição. É licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora. Acredita piamente que os “números” não têm de ser um tema “cinzento”. É possível explicar finanças e fiscalidade de uma forma que todos entendam, e até gostem! Já escreve conteúdos e artigos na sua área há algum tempo, mas só agora se prepara para publicar o seu primeiro livro “Como poupar em impostos no imobiliário – Porquê pagar mais, se pode pagar menos!”. O primeiro de muitos…
Costuma dizer-se que a consultoria fiscal é algo caro e apenas acessível aos investidores mais endinheirados. Pois bem, este livro vem contrariar essa lógica, disponibilizando dicas de poupança fiscal a todos os investidores imobiliários, abrindo assim oportunidades idênticas também para os pequenos investidores.
Conforme já tenho partilhado consigo, existem de facto diferentes modelos de rentabilização dos seus investimentos imobiliários. Importa, obviamente, conhecer cada um deles de modo a selecionar aquele (ou aqueles) que melhor se adequem ao seu caso concreto. Sublinho que para um conhecimento mais detalhado dos diferentes modelos de investimento imobiliário, venha conhecer ” Como poupar em impostos no Imobiliário” aqui.
Existem vários investidores que se focam na procura de boas oportunidades de compra, com o objetivo de obter margens significativas na revenda. O segredo está na compra, e é esse naturalmente o foco destes investidores. A promoção imobiliária é também um modelo seguido por vários investidores. Não raras vezes confundido com o modelo de revenda “pura”, aqui estamos perante algo normalmente um pouco mais complexo, que passa pelo surgir de um novo produto, digamos assim. Por exemplo, se em vez de comprar um terreno para o revender, eu construir aí uma ou mais casas para posterior venda, então já estou enquadrado no modelo de promoção imobiliária e não de revenda. Outro modelo que, nos últimos anos, ganhou relevância é a reabilitação. De facto, vários investidores especializaram-se em adquirir imóveis antigos e em mau estado, para procederem à respetiva reabilitação, e então depois rentabilizar os mesmos, seja através da venda, seja arrendando ou alugando.
O Alojamento Local foi um dos grandes impulsionadores da reabilitação de imóveis em antigos. Na prática, o AL tornou-se uma alternativa válida de alojamento para os turistas, permitindo-lhes experienciar algo diferente de um hotel. Efetivamente, em resposta ao crescente afluxo de turistas, muitos investidores optaram por este modelo como forma de rentabilizar os seus imóveis.
Quanto ao arrendamento, permanece como uma opção bastante válida para aqueles investidores que procuram um rendimento certo e permanente. Este é, apesar de alguns desafios próprios, o modelo de rentabilização que se encaixa melhor em determinado perfil de investidor. Essencialmente, temos dois tipos de arrendamento: o habitacional e o comercial; cada um tem as suas particularidades, mas disso falarei noutra ocasião.
Finalmente, a construção de imóveis é também um modelo a considerar. Embora a maioria dos investidores opte pela subcontratação, eu posso dizer-lhe que já conheço vários investidores que optaram por incorporar essa atividade no seu âmbito de atuação. Essa opção, embora encerre em si alguns desafios, tem uma grande vantagem: o investidor controla melhor todo o ciclo, desde o custo/hora até à gestão temporal dos projetos. Obviamente que esta opção requer uma estrutura, e por essa via aplica-se a situações que já tenham alguma dimensão. Faça bem a sua análise, e opte pelo modelo que melhor corresponda aos seus objetivos. Não se esqueça de analisar todos os prós e contras no seu caso, e só depois tome a melhor decisão!
Encontre todas as respostas aos seus problemas e disponha de todas as informações fundamentais para o desenvolvimento no seu negócio sempre ciente do panorama dos impostos existentes no meu livro “Como poupar em Impostos Imobiliários”, de que esta a espera? Venha conhecer aqui!
Um abraço e bons investimentos!